quarta-feira, 21 de março de 2012

ARTIGO: O dia em que o Promotor virou Gari

IMG0063A Um dia desses olhando o serviço de limpeza de nossa cidade me deparei com um homem, de camiseta, bermuda, cabelo esvoaçado e muito falante, percebi logo que não era um de nossos conhecidos garis, ao olhar novamente e mesmo sem acreditar direito, reconheci que se tratava do promotor de justiça Marinho Mendes Machado, que estava tendo um dia de gari.

Aquela atitude do promotor me levou a uma profunda reflexão. Porque minha mente demorou associar a figura de um promotor de justiça com um saco de lixo nas costas?

Porque essa demora em aceitar isso, seria a falta do terno e gravata?

A roupa cor laranja devia chamar mais a atenção!

Apesar de serem imprescindíveis, muitas pessoas costumam considerar esse trabalhador apenas como uma sombra na sociedade, seres invisíveis, sem nome.

O gari de forma geral enfrenta o drama da “invisibilidade pública”, ou seja, uma percepção humana totalmente prejudicada e condicionada à divisão social do trabalho, onde enxerga-se somente a função e não a pessoa. Mas o que todos não sabem, é que o gari é peça fundamental na sociedade. “Já imaginou se as ruas não fossem limpas, os canteiros não fossem limpos e o lixo doméstico não fosse recolhido?”,

Mas infelizmente vivemos em uma sociedade que o cidadão que tem por profissão gari, é visto apenas como aquele que remove o lixo, lixo esse deixado por aqueles que se julgam maiores, mais limpos. Só que falta a maior limpeza que é a moral, essa sujeira, gari nenhum pode limpar e assim temos tanta imoralidade na sociedade, ah, se houvesse gari que limpasse a moral, certamente teríamos um mundo melhor.

Nos assusta ver a falta de educação de muitos, que julgam tão importantes, que mal dão um bom dia, aos garis. Nos assusta ver pessoas que colocam terra, pedra, entulho para o gari levar. Nos assusta ver a falta de amor cristão, daqueles que não tem coragem de pegar um copo de sua cozinha e oferecer com água para os garis. Oh, sociedade hipócrita que vivemos, como faz falta garis de moral, que limpem a sujeira do caráter, da moral.

Promotor que vira gari, pode assustar. Mas não se assuste se um dia um gari se tornar promotor, assim, talvez você possa vê-lo e quem sabe dizer: Bom dia Doutor!
Paulo Eduardo.

 

fonte: oblogdomarinho

Um comentário:

  1. Fenomenal, pois realmente não olhamos as pessoas que nos beneficiam com seu trabalho, e, gari é uma dessas pessoas, com trabalho simples,mas necessário.
    Paulo concordo plenamente que nossa sociedade está precisando de uma limpeza moral de suas vidas onde tem reinado em sua maior parte a imoralidade, a sexualidade aflorada pela Tv, o homossexualismo ensinado pela mídia, vemos os noticiários darem destaque a casais homossexuais que adotaram uma criança, que casaram etc, mas não os vemos mostrar um propósito como esse do Promotor de Justiça de Jacaraú, de uma associação que presta bons serviços a sociedade, não os vemos também, falar do amor de Deus, do sacrifício de Cristo em nosso favor, e da salvação da alma e do espírito que Jesus Cristo oferece.
    Infelizmente temos uma sociedade regida por valores baixos, ruins e perversos, pois vivemos em um mundo onde satanás é quem o rege.
    Paulo Deus o abençoe e continue usando-o para Seu propósito.

    ResponderExcluir